UFMA homenageará operador cinematográfico Celso Aquino

UFMA homenageará operador cinematográfico Celso Aquino

A Universidade Federal do Maranhão, por meio do seu Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, homenageará o operador cinematográfico Celso Aquino no dia 7 de outubro, às 18h30, no auditório Central do Campus Universitário do Bacanga, em São Luís. A homenagem acontecerá durante a solenidade de encerramento do 34º Festival Guarnicê de Cinema, que começa dia 03.

Operador cinematográfico desde 1957, onde começou a trabalhar no antigo Cinema Rival, o agora projecionista Celso Aquino dos Santos foi responsável durante várias décadas pelas projeções das sessões de dos cinemas Éden, Rialto e até o início deste ano, antes do prédio ser desapropriado pela Prefeitura de São Luís, do antigo Cinema Roxy, todos os cinemas de propriedade do empresário Moisés Tajra.

O 34º Guarnicê é uma promoção da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão. Tem patrocínio do Banco do Nordeste, Vale e Petrobrás (Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal) e apoio cultural do Foto Sombra, Prefeitura de Barreirinhas, Uimar Jr. Turismo, Rest. Feijão de Corda e Fundação Sousândrade.

Neste ano, Celso Aquino dos Santos realizou um antigo sonho de ter a sua própria sala de cinema. Último operador cinematográfico ainda vivo na ilha, Celso Aquino abriu o Cine Bar, na Rua de Nazaré 328. Por sua contribuição ao desenvolvimento do cinema e do audiovisual no Maranhão, Celso Aquino será o homenageado estadual do 34º Festival Guarnicê de Cinema, no dia 07 de outubro.

Fonte: UFMA

 

Compartilhe