Um, dois, feijão com arroz...

Um, dois, feijão com arroz...

O Arroz

O arroz é um dos alimentos mais populares de todo o Brasil. Em alguns países da Ásia, onde a sobrevivência depende da safra do arroz, o consumo anual por pessoa ultrapassa 130 Kg.

Como a cevada e a aveia, o arroz cresce dentro de uma casca, e é removida para obter o arroz branco. O arroz integral, que consiste de caroços intactos com camadas de farelo, tem um valor nutritivo maior que o branco. Sabendo preparar direitinho, fica tão "soltinho" e saboroso quanto o branco!O arroz é um carboidrato de fácil digestão e, por ser um carboidrato complexo, proporciona um abastecimento lento e contínuo de açúcar, diferente do aumento rápido que ocorre após consumo de açúcar. É por essa característica que pode auxiliar no equilíbrio de metabolismo de glicose nos diabéticos.

Como comprar?

Há uma variedade de arroz no mercado, e é classificado por tamanho e forma (grão longo, médio e curto). Quanto mais longo forem os grãos, melhor será o aspecto depois de cozido, e permanece seco e solto. Por isso, prefira sempre os grãos longos e médios e com a menor quantidade de grãos quebrados. O de grão curto, mais molhado e grudento, é usado com frequência na culinária da Ásia e Caribe.

Como limpar?

Separe a quantidade de arroz necessária e faça a escolha, retirando algumas sujidades e grãos escuros. Lave várias vezes em água corrente.

Como guardar?

O arroz cru deve ser mantido em recipiente bem fechado e colocado em lugar seco e arejado. Se cozido, coloque-o em um recipiente que feche hermeticamente e mantenha em geladeira. Ao abrir, sinta o cheiro antes de consumir.

O Feijão

No Brasil, ninguém dispensa o feijão: preto, branco, roxinho, mulatinho, em sopas, caldos, sozinhos ou acompanhado de arroz, e há aqueles que comem feijão gelado com azeite de oliva...
O feijão contém mais proteína que qualquer outro alimento de origem vegetal, boa fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais. Por ser uma leguminosa, fornecem fibras, importantes no controle de níveis de colesterol do sangue. A maioria das leguminosas é pobre em calorias e gorduras; porém, quando se acrescenta carnes salgadas e óleos pode ficar muito gorduroso, como uma feijoada, por exemplo.

Como comprar?

Prefira os grãos mais firmes. Preste atenção na embalagem, que deve ser incolor e sem furinhos, o que indica a presença de carunchos.

Como limpar?

Selecione a quantidade desejada e separe os grãos partidos ao meio, com a casca enrugada e com sinais de caruncho ou roedores.

Como guardar?

Os feijões devem ser guardados em recipientes bem fechados e colocados em um lugar seco e arejado. O cozido deve ser mantido em geladeira.

A soja é tão boa quanto o feijão, supernutritiva, a soja é rica em proteínas: ferro, magnésio, fósforo e vitaminas A, C, E e do Complexo B. Estudos afirmam que a soja ajuda a abaixar o colesterol e é de fácil digestão. Pode ser encontrada no mercado como grão, farinha, leite, queijo (Tofu) e em pasta.

 

1, 2 Feijão com Arroz

Essa combinação faz parte dos hábitos alimentares dos brasileiros, fornecendo uma proteína completa, mais não deixa de ser indispensável a inclusão de uma proteína animal, como carnes vermelhas, brancas e ovos.

O mito de que o arroz com feijão engorda está caindo, porque, hoje, sabe-se que o vilão da dieta é a gordura. Por isso, inclua sempre em seu cardápio esse par perfeito, e saia ganhando em sabor e nutrientes !

 

Fonte: Portal R7 

Compartilhe