Vice-governador visita obras na antiga Fábrica Santa Amélia

Vice-governador visita obras na antiga Fábrica Santa Amélia

O vice-governador Washington Luiz Oliveira participou, nesta terça-feira (31), de uma visita técnica ao prédio da antiga Fábrica Santa Amélia, no Centro Histórico de São Luís, que está passando um processo de restauração para abrigar os cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Durante a visita, o vice-governador esteve acompanhado pelo reitor da Ufma, Natalino Salgado; a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Kátia Bogea; e do presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez.

A superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogea, destacou a importância da restauração do conjunto arquitetônico da antiga Fábrica de Tecidos Santa Amélia. “O objetivo do Iphan é trazer as universidades para o centro histórico”, acrescentou.

O reitor Natalino Salgado anunciou que o prédio da Fábrica Santa Amélia, com 9 mil metros quadrados, abrigará, além dos cursos de Turismo e Hotelaria, uma empresa júnior e um hotel-escola, que serão empregados no aprendizado dos cursos de graduação e pós-graduação.

Tombada pelo Iphan, a antiga Fábrica de Tecidos Santa Amélia, está localizado entre as ruas do Macambo e da Inveja, com sua fachada principal na rua Cândido Ribeiro, e está sob a responsabilidade da Ufma há 25 anos.

A obra de recuperação predial tem um custo previsto de R$ 25 milhões, com investimentos dos Ministérios do Turismo e da Educação. O projeto contará com laboratórios; área de vivência; área administrativa; dois auditórios, um deles com capacidade para 430 lugares; biblioteca; núcleos de pesquisa e ensino; unidade museológica; 16 salas de aula com capacidade para 60 alunos e um hotel-escola com equipamentos de alta complexidade.

Vice-Governadoria do Maranhão

 

Compartilhe