Aviões de papel viram esporte e tomam os ares do mundo

Aviões de papel viram esporte e tomam os ares do mundo

O que antes era brincadeira de criança, agora é um esporte que está virando mania mundial. Os aviões de papel estão tomando os ares do mundo com a realização das seletivas para o Red Bull Paper Wings 2012.

Em 29 de março, 29 universidades brasileiras irão sediar as seletivas nacionais. O Brasil é bicampeão na competição, que é realizada desde 2006 e este ano chega à sua terceira edição.

O aviãozinho é feito apenas com uma folha de papel sulfite. Depois, o piloto deve definir o formato do seu avião e testa-lo.

Este ano serão selecionados dois representantes brasileiros para a final mundial, em maio na cidade de Salzburg, Áustria. O atual campeão, Leonard Ang, já com vaga garantida, será o terceiro brasileiro na disputa.

São três as categorias disputadas nas finais mundiais: tempo de voo, distância e acrobacia. No tempo de voo, ganha o avião que permanecer no ar por mais tempo. Já na distância, vence quem voar mais longe. O Brasil classificará os melhores em tempo de voo e distância para disputar a final mundial.

Na primeira edição,48 países participaram. Já na seguinte, em 2009, o número de participantes subiu para 83. Para esta terceira edição, serão 500 classificatórias em mais de 85 países, sendo 29 delas no Brasil.

Leonard Ang , estudante da Universidade de São Paulo (USP), foi o campeão na categoria Tempo de Voo com a marca de 11,66 segundos na final de 2009, que reuniu os 10 melhores da modalidade em todo o planeta.

“A cada edição o nível dos competidores aumenta, então espero uma concorrência mais preparada. Mas estarei pronto para enfrentar os mais duros competidores”, antecipa Ang.

“Desenvolva o seu avião antes da competição e faça os testes que achar necessário para que, na hora, não tenha surpresas. O que conseguir nos treinamentos será muito próximo do que irá conseguir no dia da competição”, recomenda Leonard.

No Maranhão, a seletiva acontece no dia 21 de março na Universidade Federal do Maranhão. Informações sobre as seletivas nacionais podem ser encontradas no site do Red Bull Paper Wings.
 

Compartilhe