Banco de Leite Humano da Maternidade Marly Sarney tem baixo número de doadoras

Banco de Leite Humano da Maternidade Marly Sarney tem baixo número de doadoras

O Banco de Leite Humano da Maternidade Estadual Marly Sarney está com baixo estoque e a redução no número de doadoras tem preocupado a direção da unidade, já que o alimento é de suma importância para bebês prematuros que estão internados na UTI neonatal.

O leite que abastece o banco da maternidade provem de mães que, sob a orientação das equipes do hospital, doam o excedente que seus bebês não conseguem consumir. A enfermeira Irenildes Rodrigues, responsável pelo Banco de Leite da Marly Sarney, explica: - "Fazemos um trabalho de conscientização destas mulheres que podem ajudar a salvar vidas de outros bebês".

As mulheres que se interessam em ser doadoras recebem total apoio da maternidade. Antes de se tornarem doadoras elas recebem orientação sobre como se faz a retirada do líquido, sua conservação e armazenamento, além da importância do gesto.

Irenildes Rodrigues explicou que as equipes da maternidade, ao receberem o chamado das mães, fazem uma primeira visita para prestar esclarecimentos. "Além disso, a maternidade faz o recolhimento do leite em domicílio, basta que as mães liguem".

Para ser doadora é necessário ter leite excedente, ou seja, que dê pra alimentar o próprio bebê e ainda sobre. É exatamente esta sobra, que muitas vezes é jogada fora, que interessa à maternidade. "Quem produz muito leite acaba sofrendo alguns incômodos como as mamas cheias e doloridas, então o processo de doação é bom tanto para quem doa quanto para quem recebe o leite", disse Irenildes Rodrigues.

A quantidade de doadoras e o tempo que ela permanece doando é muito relativo. Na Marly Sarney, no mês de fevereiro deste ano, haviam 31 doadoras cadastradas. O número é suficiente para alimentar apenas os 23 bebês da UTI e 19 do berçário intermediário. "Estamos no limite do nosso estoque. Esta semana temos apenas sete litros de leite o que garante o abastecimento por apenas dois dias, isto priorizando os casos mais graves", diz a enfermeira.

Além do leite humano, a Marly Sarney também recebe doações de frascos para o armazenamento do leite. Os recipientes devem ser de vidro, com boca larga e tampa de plástico - a exemplo dos de maionese, café solúvel, etc. "Se a pessoa reunir uma quantidade superior a 30 reservatórios nós também vamos buscar, mas quem desejar poderá deixar diretamente na maternidade", frisa a enfermeira. Após esterelizados, os recipientes guardarão o leite doado.

Compartilhe