A comemoração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo recebe destaque este ano

A comemoração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo recebe destaque este ano

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que nesse ano cai nesta segunda-feira (2), foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de um diagnóstico precoce e do tratamento adequado do trastorno, e vai receber, para dar destaque à comemoração, uma decoração luminosa nos principais cartões postais de várias cidades pelo mundo.

Monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; o Congresso Nacional, em Brasília; o Teatro Amazonas, em Manaus; o Empire State Building, em Nova York e o Big Ben, em Londres, vão ser iluminados por feixes de luz azul durante a noite de hoje.

Em São Luís é o TJMA que irá receber a iluminação especial, com o objetivo que chamar atenção para o crescimento do número de casos de autismo diagnosticados no mundo.

Ainda nesta segunda-feira, numa sessão solene para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que aconteceu na câmera, parlamentares e representantes de movimentos ligados ao autismo defenderam a aprovação da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

O projeto de Lei que institui a política, 1.631/11, já teve aval no senado, sendo aprovado por unanimidade pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público na semana passada e segue agora para apreciação pela Comissão de Seguridade Social. O relatório, que foi elaborado pelo deputado Roberto Policarpo (PT-DF), entre outros pontos, altera o regime dos direitos no serviço público, permitindo a portadores do autismo flexibilidade no horário de trabalho sem necessidade de compensação.

Compartilhe