CPT lança o relatório Conflitos no Campo no Brasil 2011

CPT lança o relatório Conflitos no Campo no Brasil 2011

Nesta quinta-feira (31), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), lançou sua publicação anual, Conflitos no Campo Brasil 2011.

É a 27ª edição do relatório que concentra dados sobre os conflitos, violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais e suas comunidades e pelos povos tradicionais, em todo o país. O relatório elenca também algumas ações dos homens e mulheres do campo na busca e defesa de seus direitos.

Estiveram presentes ao lançamento o prof. Elder Andrade de Paula, Universidade Federal do Acre, Edmundo Rodrigues, Coordenação Nacional da CPT, Inaldo Serejo, CPT/Maranhão; Diogo Cabral, CPT/MA; D. Raimunda dos Santos, camponesa ameaçada de morte, Barra do Ouro/TO; Marinez de Lima; ribeirinha do Vale Jauperi/AM.

Conflitos no Campo Brasil 2011
O relatório registra 29 trabalhadores rurais assassinados em conflitos no campo no ano de 2011. Um número menor que no ano anterior, quando foram assassinados 34 trabalhadores. Entretanto, houve um grande aumento no número de trabalhadores e trabalhadoras ameaçadas de morte, de 177,6%. Além disso, os conflitos no campo, em especial os conflitos por terra, tiveram acentuado crescimento.

 

 

 

Compartilhe