O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou, nesta sexta-feira (29), edital que compreende as normas e procedimentos para o processo de matrícula de estudantes interessados em cursar a 1ª série do Ensino Médio, nos Centros de Ensino de Tempo Parcial, no ano letivo de 2021. Nesse momento, as matrículas estão abertas para escolas da rede estadual de 79 municípios, sendo que em 67 municípios será realizada a pré-matrícula de forma online e em outros 11 a matrícula será presencial, diretamente nas escolas.
Vale ressaltar que este ano os municípios foram divididos em 12 grupos, onde as matrículas acontecem em períodos diferentes, de acordo com a conclusão do ano letivo de 2020 em cada município, e de forma presencial (diretamente na escola) ou on-line (pelo sistema de pré-matrículas que será disponibilizado no site da Seduc e posterior confirmação na escola pretendida). Os primeiros 102 municípios encerraram a matrícula nesta sexta-feira. Nos 67 municípios onde o processo de matrícula será realizado de forma online, os interessados podem se pré-matricular por meio do sistema disponível no site da Seduc (https://sistemas.educacao.ma.gov.br/prematricula2021/) e depois deverão comparecer às escolas para confirmação da matrícula.
Já nos outros 11 municípios, a matrícula será realizada de forma presencial, diretamente nas escolas. São eles: Conceição do Lago Açu, Nova Colinas, Duque Bacelar, Coelho Neto, Matões do Norte, Bequimão, Joselândia, Pindaré-Mirim, Satubinha, Mirador e São Francisco do Maranhão.
Edital
Para saber em qual grupo o município está incluso, ter acesso ao edital e informações como listagem dos Centros de Ensino com vagas disponíveis, ponto de apoio, documentação necessária para confirmação da matrícula, dentre outras, os interessados devem acessar o site da Seduc: https://www.educacao.ma.gov.br/matricula-escolas-da-rede-parcial-2021/
As matrículas para a educação do campo, educação especial, educação indígena, educação quilombola e educação de jovens e adultos (EJA) serão realizadas diretamente nos Centros de Ensino.