O Cacuriá é uma dança típica que agrega alguns ritmos como o Carimbó, o Bumba Meu Boi e os ritmos das caixas da Festa do Divino Espírito Santo.
Integrantes do Cacuriá dançam em duplas, com movimentos cheios de sensualidade coreografados em uma roda, conhecida como "cordão". Os pares dançam com passos marcados, muito rebolado do quadril, improviso e interação com o público.
As roupas dos brincantes são "combinando". As mulheres usam blusas curtas e saias rodadas compridas. Normalmente usam adereços no cabelo. E os homens usam um colete e calças curtas, ou blusas e calças, bordados com as mesmas estampas das roupas femininas.
No entanto, a dança é associada popularmente à figura de Almerice da Silva, a "Dona Teté". Ela era dançarina do Cacuriá de Seu Lauro e se destacou por isso. Em 1986, participando de uma peça de teatro pelo Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte), Dona Teté criou sua versão.
Você acompanha brincadeiras como essa todos os sábados durante esse mês de junho na TV Cidade/RecordTV, no São João da Cidade. No próximo sábado (17) quem comanda as atrações do São João da Cidade são os apresentadores Anderson Birino e Samya Portela.