A pandemia do novo coronavírus afetou a forma de como celebrar o São João em 2020.
Mas para não passar em branco essa grande festa, a TV Cidade Record TV iniciou neste sábado (6), um circuito de lives com diversas atrações que fazem parte de uma das maiores tradições do Nordeste, sem você sair de casa.
O programa foi comandado pelos apresentadores Sérgio Murilo (Balanço Geral) e Markos Martins (Cidade Alerta).
VEJA O QUE ROLOU:
BUMBA MEU BOI DE ITAPARI
Um dos convidados do primeiro sábado do circuito, foi o Bumba meu Boi de Itapari, diretamente do município São José de Ribamar, que mostrou todo seu encanto durante nossa transmissão.
O boi foi fundado em 05 de agosto de 2013, e surgiu com a necessidade de resgatar a história local e o contexto religioso do folclore popular maranhense. Com a preservação da cultura regional, trabalhando o desenvolvimento sustentável e o acesso ao conhecimento, buscando ser centro de referência social e cultural. Desde a sua fundação o bumba meu boi, tem caráter socioeducativo, difundindo através da arte, os fatos históricos e acontecimentos do Maranhão.
CACURIÁ DE DONA TETÉ
No São João do Maranhão, o que não pode faltar nos arraiais é a dança do cacuriá. Um dos grandes destaques dessa dança popular, é o grupo Cacuriá de Dona Teté, criado em 1986, por Almerice da Silva Santos, a "Dona Teté". Infelizmente este ano, a programação teve que ser alterada devido a pandemia do novo coronavírus.
Confira a reportagem especial que mostra a história do Cacuriá de Dona Teté e os desafios enfrentados em 2020 com o isolamento social.
DANÇA PORTUGUESA IMPÉRIO DE LISBOA
Outro destaque da programação do circuito de lives de São João da TV Cidade foi a Dança Portuguesa, uma mistura de várias culturas e danças populares. Uma das grandes representantes do ritmo no Maranhão é a Dança Portuguesa Império de Lisboa, da cidade de Paço de Lumiar, que já tem 20 anos de existência.
Conheça um pouco da história e o que o grupo está fazendo durante a pandemia para amenizar o impacto de não realizar apresentações no São João.
BOI BARRICA
Fundado em 1984, o Boi Barrica leva durante todos esses anos o seu encanto, bailado e sorriso. Mas em 2020, as apresentações estão diferentes. As bandeirinhas e fogueiras serão virtuais.
O grupo também precisou se adaptar ao atual momento de pandemia para manter a chama acesa nos corações dos brincantes e não deixar de celebrar o São João.
O presidente do Boi Barrica, Zé Pereira Godão, falou da importância de manter isolamento social, mas que a comemoração não vai parar. "Não tem lockdown para o sentimento junino".
Confira a entrevista:
CONVIDADAS ESPECIAIS
No circuito de lives da TV Cidade também recebemos direto de suas casas, a influenciadora digital Thadna Avezedo e cantora Flávia Bittencourt.
Durante a live, elas falaram como tem sido o período de isolamento social. Ambas estão produzindo seus conteúdos de casa, para evitar a propagação do novo coronavírus.
A Thadna, como influenciadora digital, tem levado diversos conteúdos por meio de suas redes sociais e buscado envolvimento com seus seguidores para amenizar um pouco o distanciamento social.
Já a cantora Flávia tem realizado diversas apresentações online para manter o público mais perto, levando a alegria da sua voz e canções para todos que foram privados dos seus shows pelo Maranhão.
DOAÇÕES
Além da diversão, a solidariedade também não pode faltar no momento atual que vivemos, por isso, a TV Cidade promove uma campanha de doações de alimentos não perecíveis, durante o circuito de lives, para que os telespectadores juntos com a emissora possam ajudar quem precisa. Se você quer realizar uma boa ação, basta entrar em contato pelo número (98) 31330126.
A FESTA CONTINUA
Não esqueça que todos os sábados de junho, das 12h às 13h30, a TV Cidade Record TV vai levar até você um circuito de lives, para você curtir o São João de casa e ainda tendo a oportunidade de ajudar famílias e instituições que estão carentes de recursos nesse período.
Fique ligado na programação da TV Cidade que durante a semana vamos anunciar as próximas atrações.