Após bater o recorde de inscrições com mais de 1.900 obras de cineastas de todas as regiões do Brasil, o Sesc divulgou a lista de filmes selecionados para a IV Mostra de Cinema. No total, 31 produções (8 longas e 23 curtas) serão exibidas na mostra nacional on-line, que será realizada em novembro. As mulheres se destacaram e representam a maioria nesta edição, estando à frente da direção de 20 obras selecionadas. O filme “Quanto Pesa” do maranhense Breno Nina foi um dos selecionados para a mostra nacional.
A mostra nacional reunirá uma produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal no circuito intitulado Panorama Brasil, além de sete filmes um uma mostra especial voltada à infância e à juventude. A avaliação das produções ocorreu por meio de comissões estaduais formadas por especialistas convidados e profissionais do Sesc.
No total, 338 filmes foram selecionados para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional. O concurso distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos de obras aos cineastas vencedores da mostra nacional. Confira a lista completa no www.sesc.com.br/mostradecinema.
Cinema do Maranhão
O filme “Quanto Pesa” inspira-se na frase “Não se pode separar paz de liberdade, porque ninguém consegue estar em paz a menos que tenha sua liberdade” de Malcolm X.
Formulado pelo ator e cineasta maranhense radicado em Brasília Breno Nina, o enredo retrata, a partir da história constituída do labor de duas mulheres, a visão particular do grotesco enquanto epifania popular.
O desassossego marca esse filme, cuja narrativa se debruça sobre pessoas, mulheres nordestinas e negras, exploradas nessa lógica selvagem. Na narrativa, símbolos pictóricos e sensoriais da cultura maranhense recebem destaque na cena, uma das características das produções de Nina.
Breno Nina
Breno participou da Cia. de Teatro do Colégio Educator entre 1999 e 2004. Depois desse período, se mudou para Brasília para estudar Publicidade e Propaganda na Universidade de Brasília e, ainda na capital, entrou para a companhia teatral Cia. Da Ilusão.
Depois de 2007, se dedicou a cursos de preparação de atores e também a participar de curtas-metragens como Procedimento Hassali ao Alcance do Seu Bolso (2008), Waiting (2011) e meuSÓvos (2012). Ainda em 2010 assinou a direção e o roteiro do também curta-metragem meuSÓvos (2011) e, dividindo as duas funções com Elias Guerra, A Menor Distância Entre Dois Pontos (2012).
Breno Nina já participou de algumas novelas da Rede Globo, entre elas Cheias de Charme (2011) e em Alto Astral (2014), assim como teve uma pequena participação no seriado, também da Globo, O Dentista Mascarado (2013). O Último Cine Drive-In (2014) foi seu primeiro longa-metragem e rendeu a ele o Kikito de Melhor Ator do 43° Festival de Gramado.
Fonte: SESC