A Nintendo surpreendeu os fãs brasileiros nesta quarta-feira (19) ao confirmar o lançamento oficial do Switch no Brasil ainda em 2020. A chegada do aparelho foi confirmada por meio de publicação no perfil oficial da marca no Twitter.
Mais detalhes como preço, versões do console ou uma data de lançamento específica não foram divulgados. Pelo Twitter, a companhia pede que os jogadores fiquem de olho nas redes sociais da companhia. Se a imagem usada na publicação é indicativo, parece que a ideia seria lançar, por aqui, a versão original do vídeo game, com os controles destacáveis, e não a edição Lite, que investe apenas no modo portátil da plataforma, deixando de lado a doca que permite jogar os títulos na televisão.
O anúncio da chegada oficial do Nintendo Switch ao Brasil marca mais um grande passo no retorno da fabricante ao nosso país, mas não é o único. Já há alguns anos, a empresa vem dando pequenos sinais de aproximação em diferentes frentes, demonstrando estar cada vez dando mais atenção ao território e investindo em iniciativas por aqui.
Desde 2018, os títulos da companhia são vendidos oficialmente por aqui por meio de cartões-presente disponíveis em grandes lojas e, também, pelo marketplace dedicado da companhia, chamado apenas de Loja Nintendo. Aos poucos, a empresa também se aproxima dos grandes eventos, primeiro patrocinando a área de cosplayers da Brasil Game Show daquele mesmo ano e, depois, em 2019, contando com um dos maiores estandes da feira, com direito à presença de Luigi's Mansion 3, um de seus principais exclusivos na época, disponível para testes antes de seu lançamento oficial.
A presença, claro, deixou os fãs contentes, mas acabou não sendo refletida em novidades concretas para o mercado nacional, que chegam apenas agora. Na BGS do ano passado, a diretora de relações públicas da Nintendo para a América Latina, Pilar Pueblita, confirmou essa aproximação e a realização de novas ações envolvendo meios de pagamento locais, mas evitando falar em lançamentos oficiais e, principalmente, da chegada do console que, agora, é confirmada. A expectativa, agora, é por mais informações sobre essa presença oficial, que não devem demorar a aparecer.
O adeus que virou até logo
A saída oficial da Nintendo de nosso país foi anunciada em janeiro de 2015, ainda na época em que o Wii U era o carro-chefe da companhia. A triste notícia veio em um momento em que muita gente acreditava que as engrenagens estavam começando a rodar, com parcerias com redes de fast food para fornecimento de brindes e até o lançamento de títulos como Bayonetta 2 e a versão 3DS de Super Smash Bros. em grandes varejistas, com cópias físicas no mesmo dia do mercado internacional. Na ocasião, a Gaming do Brasil, que representava oficialmente a "Big N" por aqui, citou "desafios no ambiente local" como razão para a decisão.
Tudo mudou, porém, com a chegada do Switch, console que teve desempenho comercial superior ao seu antecessor no mercado internacional e, também, no Brasil, com importadores não-oficiais trazendo o console e seus jogos para cá. O sucesso, sem dúvida, acabou influenciando essa aproximação lenta, mas gradativa, que agora gera mais uma boa notícia para os jogadores.
Fonte: Canaltech.