A Microsoft disponibilizou nesta semana uma atualização para o Xbox One que permitirá aos pais terem um controle muito maior sobre o que seus filhos estão jogando ou acessando pelo console. A gigante de Redmond agora permite que o controle parental do videogame pode ser feito por meio dos PCs com Windows ou por meio de celulares Android, com o uso do app Xbox. Isso também vale para jogos e demais programas que estejam rodando nessas plataformas.
A atualização permite, por exemplo, que os pais definam limites de tempo por aplicativo, que serão aplicados independentemente de uma criança estar usando o aplicativo em um console Xbox One, PC com Windows 10 ou telefone Android usando o launcher da Microsoft. A atualização também adiciona novas notificações para quando os itens da lista de desejos estão à venda, além de integrar melhor o serviço de streaming Mixer ao painel do console.
Os pais já podiam definir limites de quanto tempo uma criança poderia usar o console, mas, com a atualização mais recente do Xbox One, esse limite passa a poder ser configurado remotamente e definido por aplicativo. Em teoria, um pai ou mãe pode dar a seu filho o limite de uma hora para jogar Minecraft, mas deixar duas horas dedicadas à Netflix. Eles poderão definir limites de tempo em qualquer conta vinculada ao grupo familiar da Microsoft. Vale lembrar que a limitação fica atrelada ao sistema, ou seja, uma criança não pode simplesmente jogar o mesmo jogo no Windows 10 quando o tempo para Xbox One acabar.
A lista completa de adições e melhorias da atualização de outubro do Xbox One podem ser vistos no site da Microsoft.
Canaltech; The Verge; Microsoft.