Maranhão registra alta na ocupação hoteleira durante o Carnaval

Maranhão registra alta na ocupação hoteleira durante o Carnaval
Foto: divulgação/Setur.

Segundo os dados coletados pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Setur-MA) a ocupação hoteleira para os dias do feriado de Carnaval, ficou em 81,68%, superando os últimos carnavais, a frente de 51% em 2021, e 64% registrado no ano passado (2022). Além disso, a taxa de ocupação da cidade no período ficou um patamar inferior ao registrado em 2020 (81,4%), último ano em que houve carnaval antes da pandemia de covid-19.

A taxa média de ocupação hoteleira de São Luís para o período de 18 a 21 de fevereiro de 2023 alcança a média de 75,07%, um crescimento de 11,07% em comparação ao ano de 2022. A cidade de Barreirinhas registrou 74,63% de ocupação para o período de 17 a 21 de fevereiro, o que se assemelha à média geral de São Luís, contemplando todos os dias de programação e festa.

De acordo com o estudo, os cinco dias de folia carnavalesca têm impacto direto sobre o turismo no estado. Entre os proprietários dos meios de hospedagem de São Luís, a maioria demonstrou contentamento, entre eles hospedagem de pequeno, médio e grande porte. Os que conseguiram mais de 70% de ocupação falaram que receberam além de turistas, muitas bandas e grupos que iriam se apresentar.

Nas pesquisas do Observatório do Turismo do Maranhão(Setur-MA), a maioria dos proprietários de meios de hospedagem em Barreirinhas disseram que, apesar das chuvas, conseguiram uma boa ocupação, sobretudo entre os dias 18 a 19 de fevereiro.

Na quarta noite do Carnaval 2023 em São Luís foi de muita euforia nas ruas. O trio elétrico dos cantores Zé Vaqueiro e da dupla Maiara e Maraisa, arrastou uma multidão de foliões na segunda-feira (21), no circuito Beira-Mar, no Centro da capital maranhense.

Além das pesquisas do quantitativo de hospedagem, o Observatório de turismo do Maranhão (Setur-MA) coletou a diária média de preço dos meios de hospedagem para o período de carnaval: São Luís ficou com R$ 268,61 e Barreirinhas, com média de R$ 300,39.

Os percentuais das pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Setur-MA) retratam a realidade da ocupação nos meios de hospedagem, sendo uma pesquisa de dados coletados em relatórios enviados pelos meios de hospedagem.  A Setur-MA ainda não recebeu o quantitativo do número de chegadas e desembarques aéreos, que são coletados via CCR e sairão no mês de março.

Com Secretaria de Estado do Turismo.

Compartilhe
Conteudo Relacionado