Enxergando através da sensibilidade das mãos

Enxergando através da sensibilidade das mãos

“Pluralidade da arte”, esse é o nome de três exposições simultâneas dentro de uma só cuja intenção é aguçar os sentidos. A mostra está a disposição dos curiosos na galeria Floriano Teixeira, no Museu Artístico no centro histórico da capital, sempre das 9h as 17h nos dias de terça-feira a domingo. São 50 telas contendo fotografias e lâmpadas incandescentes recicladas. “Olhos da Mente”, “Metamorfose” e “Fantasias da Luz” dão um tom de cores e formas retratadas sob uma perspectiva especial.

A trilogia em arte faz parte do projeto Olhos da Mente, criado há dois anos pela artista plástica Elenildes Santos. O projeto difere de muitos outros, pois os trabalhos envolvem crianças e adolescentes com deficiência visual do Centro de Apoio ao Deficiente Visual do Maranhão

“O motivo dessa exposição é exatamente mostrar às pessoas um trabalho desenvolvido a partir de um projeto chamado “Olhos da Mente”. Essa iniciativa tenta abordar o lado artístico existente em que crianças, adolescentes e adultos assistidas”, comenta Elenides.

As primeiras 20 telas retratam as mãos das crianças, enquanto que as outras 30 telas referente ao trabalho “Metamorfose” mostram a continuação do processo criativo e de como os alunos do projeto percebem o ambiente ao seu redor.

“Além de mostrar essa sensibilidade esquecida dentro deles enquanto pessoas especiais, eu quero mostrar que a inclusão delas precisa ser feita de forma prazerosa e educativa”, explica a artista plástica.

Já a exposição “Fantasia das Luzes” do também artista plástico, Hebert Portellada, ambiciona explorar o efeito das lâmpadas incandescentes e de vitrais. O artista explica que as lâmpadas foram pintadas e colocadas em formato de balões dando a sensação de liberdade e silêncio e o colorido destes reportam o expectador de volta a infância

“Quando fiz o registro, o resultado me impressionou, por isso resolvi fazer esse vídeo com fundo musical de renascença e direção da Elenilde”, observa Hebert. Como parte da exposição também será exibido um vídeo que retratam 150 imagens de lâmpadas acesas.

Da Redação TV Cidade
Editado por: Marcos Atahualpa Cartágenes  

Compartilhe