O Flamengo é tetracampeão da Copa do Brasil! A vitória sobre o Corinthians veio nas disputas de pênaltis após o empate em 1 a 1 no tempo normal. Coube ao lateral direito Rodinei marcar o gol que garantiu o título ao Rubro-Negro diante de mais de 68 mil torcedores, no Maracanã, na noite desta quarta-feira (19).
O Flamengo abriu o placar com gol de Pedro pouco antes dos 10 minutos do primeiro tempo. O Corinthians empatou na reta final do jogo com Giuliano, um dos artilheiros da competição, ao lado de German Cano, do Fluminense, com cinco gols.
O Rubro-Negro conquistou a competição em 1990, 2006 e 2013. Na atual edição, o Fla entrou na terceira fase e teve o Altos-PI como adversário. Fora de casa, a equipe comandada pelo treinador Paulo Sousa saiu na vantagem após vencer por 2 a 1. No Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), o triunfo por 2 a 0 garantiu a classificação flamenguista.
O sorteio entre as 16 melhores equipes do torneio colocou um rival nacional no caminho do Flamengo. O primeiro jogo, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), poderia ter sido pior. Após uma troca de comando, Dorival Junior assumiu como técnico e viu o Galo ser superior na partida, mas, no final, Lázaro marcou e diminuiu a vantagem do Atlético-MG no placar. Após o 2 a 1 fora, o time carioca conseguiu ter uma bela atuação, desta vez em sua casa, o Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Com dois de Arrascaeta, o Fla deixou mais uma equipe para trás e avançou às quartas.
O adversário, agora, era o Athletico-PR. Na ida, em casa, empate sem gols. Em Curitiba (PR), um golaço de Pedro, de bicicleta, assegurou a classificação rubro-negra.
Classificado entre as quatro melhores equipes, o Fla foi sorteado para decidir a classificação à final em seu domínio. Desta vez, o trajeto era mais próximo do Rio de Janeiro: São Paulo. No Morumbi, em mais uma ótima atuação, o clube carioca saiu na vantagem: 3 a 1. A volta, sob euforia da Nação, outro triunfo, agora pelo placar mínimo, com tento do camisa 14.
O primeiro confronto da grande final foi disputado na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). Em uma partida bastante equilibrada, Corinthians e Flamengo empataram sem gols. Nesta quarta-feira, em solo carioca, o Rubro-Negro conquistou, pela quarta vez, a Copa do Brasil.