A 20ª rodada marca o início do árbitro de vídeo na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira (20), os primeiros jogos do returno da competição terão a ferramenta à disposição das equipes de arbitragem, para auxiliar e dar mais precisão e justiça à disputa.
Neste começo, o VAR será operado de forma descentralizada, ou seja, com cabines instalados em cada estádio. Depois, a ideia é trazer o VAR na Série B para a operação remota centralizada, no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB). A estreia do árbitro de vídeo na Série B será no duelo entre Avaí e Coritiba, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
Em julho, a CBF anunciou a implantação do árbitro de vídeo na Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro. Desde então, a Comissão de Arbitragem tem realizado inúmeras visitas técnicas para viabilizar a utilização do VAR nos estádios que receberão as competições. Enquanto a Série B terá todos os 190 jogos do returno com VAR, a implementação da tecnologia abrangerá as fases finais das Séries C e D, totalizando 26 e 14 jogos, respectivamente. Com isso, ao fim de 2021, o VAR estará presente em 651 jogos de competições da CBF.