Apesar dos riscos, os pacientes de cirurgia cardíaca fazem frequentemente transfusões de glóbulos vermelhos no pós-operatório para evitar o risco de anemia. Para as Testemunhas de Jeová, isso não tem sido uma opção, devido à crença de que a Bíblia os proíbe de aceitar sangue. Devido a isso, os cirurgiões precisam tomar outras ações antes da cirurgia, como a administração do hormônio eritropoietina, vitaminas do complexo B e ferro para assegurar níveis sanguíneos saudáveis durante a cirurgia.
Segundo a nova pesquisa, essas precauções simples parecem estar funcionando.
Um estudo de pacientes de cirurgia cardíaca descobriu que o risco de morrer foi o mesmo entre 322 Testemunhas de Jeová que não receberam transfusões de sangue e 322 pacientes que fizeram. Além disso, aqueles sem transfusões tinham menores riscos de cirurgias adicionais, ataque cardíaco, insuficiência renal e infecção no sangue do que os outros.
"A estratégia de gestão corrente ... não parece colocar os pacientes em maior risco, e na verdade algumas das complicações são menores", disse Colleen Koch, um anestesista cardiotorácico da Cleveland Clinic, em Ohio.
Segundo o relatório, publicado em 02 de julho no Archives of Internal Medicine, os pacientes Testemunhas de Jeová também gastaram menos tempo em terapia intensiva e foram para casa mais cedo do que os pacientes que tiveram transfusões.
Fonte: Mother Nature Network