O mecânico Francisco das Chagas Rodrigues de Brito será submetido a Tribunal do Júri na próxima quinta-feira, 18. Desta vez, ele será julgado pela morte de Alexandre Pereira, cujo crime ocorreu no ano de 2002, quando Alexandre tinha apenas nove anos de idade.
Francisco das Chagas Rodrigues já tem mais de nove condenações, ultrapassando 250 anos de cadeia. Ele é acusado de matar 42 meninos, sendo que 30 moravam no Maranhão e 12 no Pará. Todas as vítimas tinham o mesmo perfil: estavam na faixa etária de quatro a 15 anos e eram de famílias pobres. Desde 2003, Francisco das Chagas está preso na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luis.
Os processos referentes aos crimes tramitam na 1ª e 2ª varas da comarca de São José de Ribamar, na 1ª Vara de Paço do Lumiar e 11ª Vara Criminal. Nas varas da comarca de São José de Ribamar existem 14 processos contra o mecânico. Na 1ª vara há sete processos que têm como vítimas sete garotos na faixa etária de 9 a 15 anos. Na 2ª vara da comarca existem outros sete processos sobre a morte de nove meninos.
Na comarca de Paço do Lumiar tramitam nove processos contra Chagas, nos quais ele é acusado de ter matado dez meninos. As vítimas tinham idade entre 10 e 14 anos. Esses crimes teriam ocorrido entre 1991 e 2002. A série de assassinatos ficou conhecida como o Caso dos Meninos Emasculados e teve repercussão internacional.
A sessão desta quinta-feira será presidida pela juíza Lívia Maria da Graça Costa Aguiar, da 1ª Vara de São José de Ribamar, e o julgamento vai ser na Câmara de Vereadores, no horário das 8 e meia da manhã. O salão do júri do Fórum de Ribamar está impossibilitado de receber sessões.
TJ-MA