GTA promove capacitação em Gerenciamento de Aviação

GTA promove capacitação em Gerenciamento de Aviação

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio do Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA), iniciou nesta terça-feira (3) o I Treinamento em Gerenciamento de Recursos de Tripulação Corporativos (CRM). O evento teve inicio às 8hs no Hotel Pestana, no Calhau, e será encerrado nesta quarta-feira (4).

O treinamento tem como norte o aprimoramento de um conjunto de habilidades que visam minimizar o erro humano e suas peculiaridades na aviação, na medida em que o fator humano figura como principal ingrediente na geração de acidentes aeronáuticos.

O treinamento em CRM é reconhecido mundialmente como importante ferramenta na prevenção de acidentes aeronáuticos e de melhorar a eficiência das operações. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda a aplicabilidade do curso o qual tornará obrigatório para operadores aéreos de Segurança Pública e Defesa Civil.

“Essa capacitação é considerada como prioridade para o nosso grupamento, no sentido de que aumenta o nível de segurança operacional da organização e mantém o alto padrão de qualidade profissional da unidade”, disse o comandante do grupamento maranhense, Mark Kolmogoroff.

Entre os temas abordados no treinamento em Gerenciamento de Recursos de Tripulação, estão os Fatores Humanos; Ergonomia; Processo de Comunicação e Tomada de Decisão; Formação e Manutenção da Equipe; Fatores Individuais; Estresse e seus Efeitos no Desempenho; e outros.

Os estudos, que inicialmente focavam nas relações dentro da cabine, foram sendo aprimorados e tiverem seu escopo ampliado para toda a organização aeronáutica, ou seja, para aqueles que têm influência direta ou indireta na operação aérea, denotando a maior abrangência dos treinamentos.

O evento contará com a presença de palestrantes externos, com larga experiência e envergadura acadêmica na área. Representantes da Anac já confirmaram presença entre os palestrantes. Unidades de policiamento de outros estados também participarão do treinamento, como grupamentos de Rondônia, Piauí, Amapá, Brasília, Pará, entre outros.

 

Imagem / Reprodução

Compartilhe