Cacuriá da Basson celebra 30 anos de história e tradição na cultura maranhense

Cacuriá da Basson celebra 30 anos de historia e tradição na cultura maranhense
Foto: reprodução/TV Cidade/RECORD.

O cacuriá é uma dança singular e cheia de vida, que reflete a rica cultura e a vibrante alegria do povo maranhense. Originado das celebrações do Divino Espírito Santo, essa manifestação folclórica que se destaca pela sua energia contagiante e pela beleza de seus movimentos.

As rodas de cacuriá são formadas por dançarinos que, com seus trajes coloridos, se movem em sintonia ao som das caixeiras e ao ritmo das caixas. A música envolvente guia os passos e as coreografias. Os dançarinos, em pares, realizam movimentos graciosos e ritmados, que evocam a sensualidade e a cumplicidade, enquanto giram e dançam de maneira harmoniosa e alegre. A presença das cantigas, muitas vezes improvisadas e cheias de humor, dá um toque especial a essa dança, tipicamente maranhense.

As letras que falam de amor, cotidiano e temas regionais, são entoadas com entusiasmo, fazendo com que a plateia se sinta parte da festa. É comum que os espectadores se deixem envolver pelo ritmo e acabem se juntando à roda, transformando o cacuriá em uma celebração coletiva e inclusiva.

A manifestação cultural foi tema do programa São João da Cidade, da TV Cidade, do último sábado (15) com a apresentação de Markos Martins e Gabriela Almeida.

Assista abaixo:

Oferecimento: Governo do Maranhão, Equatorial Energia e Maxx.

Compartilhe
Conteudo Relacionado