O ano 2023 será marcado pelo retorno das apresentações da Via Sacra, no bairro Anjo da guarda, em São Luís. Há três anos o Grupo Independente de Teatro Amador (Grita), organizador do evento, não se apresentava por conta da pandemia causada pela Covid-19.
Para este ano, cerca de duas mil pessoas estão envolvidas na produção e realização do espetáculo. Os ensaios já começaram e toda produção de cenário, figurino e audição de atores e dançarinos está sendo realizada para a reestreia do maior espetáculo comunitário do Brasil.
Encenada há 42 anos pelo Grita nas ruas do bairro do Anjo da Guarda, em São Luís, a dramatização da via crúcis que retrata os últimos momentos de Jesus na terra, é interpretada com elenco formado por atores da própria comunidade e todos os anos atrai milhares de pessoas.
O espetáculo Via Sacra do Grupo Grita foi concebido no ano de 1981, com o objetivo de traduzir o sentimento libertário da Paixão de Cristo, para a população.
Centenas de moradores do Anjo da Guarda e região colaboram com a execução da peça, entre atores, produção e equipe técnica.
A montagem da peça percorre cerca de 2 km de ruas do bairro, com atos encenados em várias localidades do Anjo da Guarda. A Via Sacra 2023 será encenada nos dias 6 e 7 de abril.
Confira mais informações na reportagem de Bel Soares, para a TV Cidade.
Assista abaixo: