O Museu Casa de Nhozinho preparou uma exposição especial de Máscaras de Fofão, personagem popular do Carnaval do Maranhão. A mostra temática abre nesta sexta-feira, 7, às 16h, na Galeria do Cofo, Rua Portugal nº185, Praia Grande, centro histórico de São Luís.
A exposição ficará aberta até a primeira semana de março, de terça a sábado das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 13h.
O objetivo é chamar a atenção para uma das figuras mais populares e tradicionais do carnaval maranhense, e suas máscaras confeccionadas em papel machê (técnica que usa cola, jornal e tinta), com estampas coloridas e divertidas.
As peças em exposição, de autoria dos artistas Paulo Coelho, José Alencar, José Diniz, Nil Muniz, Pelé Fontenelle e Rogério Berredo, também estarão à venda.
Símbolo do carnaval maranhense, o Fofão foi inspirado em personagens do Carnaval europeu, e antigamente saia pelas ruas de São Luís, animando e alegrando os foliões. Usam máscaras, macacões coloridos e folgados, com guizos (que fazem o barulho tradicional que se ouve quando eles passam pelas ruas). Ainda hoje pode-se encontrar no carnaval de rua adultos e crianças fantasiados com as roupas que caracterizam essa figura durante o período momesco. Algumas pessoas costumam procurar semelhanças entre o Fofão maranhense e os palhaços da Comédia del’Arte. Outros ainda com o Bufão medieval ou com o Bobo da Corte.
Com informações do Governo do Maranhão.