No próximo dia 24 de agosto, a Caminhada Rumos chega a São Luís, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, das 18h30 às 20h30. A proposta do grupo formado pelos gerentes do Itaú Cultural e integrantes da Comissão de Seleção é apresentar o edital aos artistas, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto, além de esclarecer dúvidas e trocar informações sobre a cena cultural local. No Maranhão, a equipe é formada pelo superintendente da instituição, Jader Rosa, e Sofia Fan, gerente de Artes Visuais e Acervos.
Criado há 26 anos, o Rumos é um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país. O IC, fundado faz 35 anos, contribui para a valorização, preservação e difusão da arte e da cultura brasileiras.
As inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2023-2024 estão abertas e devem ser efetuadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br, até as 23h59 de 22 de setembro – horário de Brasília. Para explicar como funciona, até 14 de setembro, a Caminhada Rumos terá passado pelas 26 capitais, mais o Distrito Federal, abrangendo todos os estados do país.
A atividade começou por São Paulo, em um bate-papo na sede do Itaú Cultural, que pode ser acessado no site do programa ou no Youtube da instituição. Seguiu para Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Aracaju (SE), Recife (PE), Maceió (AL), Natal (RN), Vitória (ES), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Macapá (AP), Curitiba (PR), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG). Depois de São Luís (MA) e Manaus (AM), ainda em agosto, a dinâmica irá para Boa Vista (RR), no dia 25.
Sobre o Rumos Itaú Cultural
Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 75,8 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio da instituição para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.
Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de sete milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.
Na última edição, de 2019-2020, foram 11.246 projetos inscritos, resultando em 90 projetos selecionados.
Com informações da assessoria.