O colorido das vestimentas e fantasias, assim como o ritmo marcante do tambor de crioula e dos blocos afro vão ditar a festa nesta terça-feira, 25, na Passarela do Samba, no Anel Viário, que já se consagrou como um dos maiores já realizados nos últimos anos, com a presença de centenas de foliões em todos os dias de programação. No último dia da programação, a banda Mesa de Bar também é atração na passarela. O Carnaval da Passarela é realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e Governo do Estado. Na quarta-feira, dia 26, acontece a apuração dos desfiles das escolas de samba e demais grupos, no Teatro Alcione Nazareth (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), na Praia Grande.
A programação carnavalesca de terça-feira vai começar a partir das 18h, com as apresentações na Tenda do Tambor, com Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, Tambor de Crioula Raízes Africanas e Tambor de Crioula União de São Benedito (Vila São José).
Também haverá apresentação das Tribos de Índio, uma manifestação típica do Carnaval de São Luís, com as tribos: Sioux, Upaon-Açu, TapiacaUhu, Curumim, Kaiapó, Itapoã, Guarany, Tupiniquim, Carajás, Kamayaurá.
Destaque ainda para o desfile dos blocos afros, a partir das 19h, a iniciar pelo grupo GDAM, Abiyêyê Maylô, Omnirá, Juremê, Abibimã, Officina Affro, Akomabu, Netos de Nanã, Didara. Não esquecendo que, a partir das 23h, tem a festa de encerramento do Carnaval de Passarela, com o Baile Popular e a apresentação dos grupos As Brasileirinhas, Serrinha do Maranhão e Banda Mesa de Bar.
Inclusão
Vale lembrar que o Carnaval de Passarela deste ano,a a exemplo dos anos anteriores, teve especial atenção na questão acessibilidade de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e também disponibilizou intérpretes de libras, garantindo, assim, que todos possam realmente apreciar a folia momesca.
Estrutura
Este ano, a Prefeitura ampliou a estrutura da Passarela do Samba, com instalação de 41 camarotes disponíveis à venda e ainda três camarotes para os jurados, além de arquibancada coberta com capacidade para um público de 10 mil pessoas a cada noite de programação, com acesso gratuito. A Passarela também conta com acessibilidade garantida para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, além de intérpretes de libras para garantir que todos possam aproveitar a programação.
Entrada gratuita
A entrada do Carnaval da Passarela do Samba é gratuita. Mas atenção: quem quiser acesso à Passarela, em qualquer um dos cinco dias de programação, deve se dirigir à bilheteria do local, sempre a partir das 17h, onde serão entregues as pulseiras de acesso.
APURAÇÃO
Na quarta-feira de cinzas (26), as apurações dos concursos serão realizadas no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, a partir das 10h.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
DIA 25 DE FEVEREIRO (TERÇA-FEIRA), A PARTIR DAS 18H.
- Tenda do Tambor, com Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, Tambor de Crioula Raízes Africanas e Tambor de Crioula União de São Benedito (Vila São José).
CORTEJO DAS TRIBOS DE ÍNDIO
-Sioux, Upaon-Açu, TapiacaUhu, CurumiM, Kaiapó, Itapoã, Guarany, Tupiniquim, Carajás, Kamayaurá.
DESFILE DOS BLOCOS AFROS
19h – GDAM
19h25 – AbiyêyêMaylô
19h50 – Omnirá
20h15 – Juremê
20h40 – Abibimã
21h05 – Officina Affro
21h30 – Akomabu
21h55 – Netos de Nanã
22h20 – Didara
ENCERRAMENTO
23h – Baile Popular, com As Brasileirinhas, Serrinha do Maranhão e Banda Mesa de Bar.
DIA 26 DE FEVEREIRO (QUARTA-FEIRA)
Teatro Alcione Nazareth (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), na Praia Grande.
10h – Apuração de Concurso realizado na Passarela do Samba, dos Blocos Organizados
14h – Apuração de Concursos realizados na Passarela do Samba, dos Blocos Tradicionais e Escolas de Samba.