São Luís sedia o primeiro Festival de Mocotó. O festival começa na sexta-feira (11) e vai até o dia 26 de novembro sempre aos fins de semana com programações musicais em 54 restaurantes de 9 mercados da capital. A intenção do festival é fortalecer a tradição, valorizar os restaurantes dos mercados e aumentar o número de frequentadores destes espaços, motivados pelo festival gastronômico.
A base da receita do mocotó é simples: pata do boi cortada em rodelas, mas quem gosta do prato sabe que é muito mais que isso, é um misto, de tudo, uma tradição de sabores e histórias.
Na oportunidade, os estabelecimentos vão receber certificados de participação e os clientes poderão concorrer a prêmios. Para falar sobre o assunto o programa Balanço Geral MA de quarta-feira (9) recebeu o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), Liviomar Macatrão, que comentou sobre a importância do Festival do Mocotó e de como vai ocorrer.
Segundo o secretário, no ano de 2023, estão previstos outros festivais também com intuito de movimentar os mercados de São Luís. São cerca de 30 mercados sendo que 7 foram entregues ao longo dos últimos dois anos, completamente reformados.
Assista abaixo a entrevista completa:
Programação:
- Na sexta-feira (11), acontece nos mercados municipais da Vila Palmeira, Bairro de Fátima e Tulhas: das 8H às 9H e 10H às 11h, a atração é por conta da Bandinha e de 11H às 13H, terá Forró Pé de Serra;
- No sábado (12), será nos mercados do João Paulo, Mercado Central e Vila Palmeira;
- Domingo (13), Mercado Central, João Paulo e Bairro de Fátima;
- Na sexta-feira (18), Macaúba, Cohab e João Paulo;
- Sábado (19), Mercado da Cohab, São Francisco e Mercado Central;
- Domingo (20), nos Mercados do São Francisco, Liberdade, Macaúba e Cohab;
- Na sexta-feira (25), Mercados da Liberdade e São Francisco, nos horários: 8H às 9H e 11H às 13H;
- E finalizando no sábado (26), no Mercado da Liberdade, com Bandinha, nos horários: 8H às 9H e 11H às 13H.