Tambor de Crioula: o ritmo maranhense que marca gerações

Tambor de Crioula: o ritmo maranhense que marca gerações
Foto: reprodução/TV Cidade/RECORD.

O Tambor de Crioula do Maranhão é do que uma das mais emblemáticas e vibrantes manifestações culturais do Estado, carregada de história, tradição e espiritualidade. Originado das celebrações afro-brasileiras, este patrimônio cultural imaterial do Brasil é uma celebração da ancestralidade e da resistência do povo negro maranhense. Ao som dos tambores de couro, os tocadores, conhecidos como "coreiros", produzem ritmos envolventes e contagiantes. A música é acompanhada por cantos que narram histórias de fé, amor e luta, e é guiada pela "pungada", um passo de dança característico que simboliza a comunhão entre os participantes e a terra.

As dançarinas, chamadas de "coreiras", vestem saias rodadas e coloridas que giram e se agitam conforme elas se movem ao redor dos tambores. A dança, com mistura de sincronia e improvisação, expressa a liberdade e a criatividade do corpo em conexão com a música. O tambor de crioula não é apenas um espetáculo, mas um ritual de união e celebração comunitária. É comum ver toda a comunidade participando, seja tocando, cantando ou dançando, fortalecendo os laços sociais e mantendo viva a herança cultural.

A manifestação cultural foi tema do programa São João da Cidade, da TV Cidade, do último sábado (22) com a apresentação de Markos Martins e Gabriela Almeida.

Assista abaixo:

 

Oferecimento: Governo do Maranhão, Equatorial Energia e Maxx.

 

 

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado