A resposta para a pergunta que abre este texto, de acordo com o Google, é 43. Mas qualquer pessoa com uma assinatura da Netflix sabe que esse número passa longe de ser verdadeiro — mesmo quando se leva em conta os títulos apenas distribuídos pela plataforma, que ela também inclui na lista de original Netflix. Aqui, não falamos de centenas, mas sim de milhares, aproximadamente quatro mil títulos.
Essa, pelo menos, é a conta extraoficial, de acordo com serviços de catalogação que varrem todas as semanas o catálogo da empresa para entregar listas de lançamentos, títulos que estão deixando o serviço e, de forma geral, quantos filmes tem na Netflix. A partir de uma API disponibilizada pela plataforma de streaming, tais sites de terceiros também são responsáveis por listas de estreia e datas de lançamento, muitas vezes, divulgadas antes mesmo de a companhia falar oficialmente sobre o assunto.
Responder à pergunta do título, entretanto, envolve muitas variáveis. Todos os usuários de uma determinada região têm acesso à mesma quantidade de filmes e séries, independente da categoria de sua assinatura, mas o total de títulos varia de acordo com a região — um membro do Brasil, por exemplo, tem acesso a produções diferentes daqueles que moram nos Estados Unidos e, também, da Coreia do Sul, por exemplo.
Variações regionais também podem acontecer, com a estreia de um filme ou episódio de seriado por aqui acontecendo antes ou depois em relação à Europa ou Ásia, por exemplo. Produções regionais, como as indianas ou coreanas, podem levar mais tempo para chegarem aos brasileiros, e a recíproca também pode ser verdadeira, com alguns conteúdos originais daqui demorando mais tempo para serem lançadas em outros países.
Ou não. A verdade é que não existe uma lógica absoluta e o total de filmes e séries disponíveis sempre depende de acordos com distribuidoras ou estratégias de lançamento. Via de regra, conteúdos originais Netflix estreiam ao mesmo tempo em todos os territórios, enquanto a avaliação caso a caso acontece com todos os outros, produções licenciadas que acabam disponíveis na plataforma pelas mão de parceiros.
Mas afinal, quantos filmes e séries tem na Netflix?
De acordo com o site Filmes Netflix, o serviço de streaming conta, na semana do dia 24 de fevereiro de 2020, com 4.346 títulos, sendo 2.846 filmes e 1.500 séries. A título de curiosidade, o total se manteve mais ou menos constante ao longo de todo o mês, com poucas mudanças para mais ou menos, principalmente, no total de longas.
A esmagadora maioria dos conteúdos disponíveis é da última década, com 84% dos filmes (2.392) e 87% das séries (1.312) correspondendo a lançamentos de 2010 a 2019 (no caso dos seriados, foi considerado o ano do episódio mais recente. Em segundo lugar estão as produções lançadas entre 2000 e 2009 (8% dos filmes, 244, e 6% das séries, 100).
É curioso notar, na terceira colocação, uma diferenciação entre os dois tipos de produção. No caso dos filmes, 3% deles, ou 92 títulos, vieram do período entre 1990 e 1999, enquanto a medalha de bronze das séries vai para shows em andamento. De acordo com os números mais recentes, 3% deles, o equivalente a 49 títulos, ainda estão na ativa.
Se formos somar o total de conteúdos disponíveis na Netflix, chegaríamos a uma soma de 40.395 vídeos — o número leva em conta filmes e também todos os 37.549 episódios únicos das 1.500 séries presentes na plataforma. Todos os números se referem à versão brasileira do serviço e, como dito, podem variar de acordo com a região acessada pelo usuário.
Vale a pena citar, ainda, a explicação para o número dado pelo Google na pesquisa sobre quantos filmes tem na Netflix. Hoje, são 43 produções cinematográficas originais da empresa, nomes como os recentes História de um Casamento e o Irlandês, que tiveram produção e lançamento capitaneados pela plataforma de streaming.
Entretanto, quando se fala em obras lançadas em parceria ou distribuídas pela Netflix, esse total salta para 767. É o caso, por exemplo, do recentemente esnobado pelo Oscar Joias Brutas (produzido pela , o incrível seriado Breaking Bad e seu spin-off Better Call Saul ou The Good Place, que chegou recentemente ao final de sua quarta e última temporada.
Fonte: Canaltech; Filmes Netflix.