O jogo mobile Plague Inc. foi banido na China. A pedido do governo chinês, o título foi removido das lojas virtuais no país. A ação acontece algumas semanas depois do game quebrar recordes de download no país em decorrência do surto de COVID-19 (mais conhecido como o Coronavírus).
Em declaração no site da desenvolvedora Ndemic, um porta-voz escreveu: "temos notícias muito tristes para compartilhar com nossos jogadores da China. Acabamos de ser informados que Plague Inc. 'inclui conteúdo que é ilegal na China, conforme determinado pelo Cyberspace Administration of China' e foi removido da App Store da China. A situação está completamente fora do nosso controle."
Não está claro se a remoção foi uma resposta ao sucesso do game após o surto do coronavírus, que começou na China. A Ndemic disse que está trabalhando para reverter a situação ao contatar a Cyberspace Administration of China e entender as razões por trás da decisão.
Anteriormente, a Ndemic divulgou uma declaração pedindo aos jogadores para que não confiassem no jogo para obter informações sobre a disseminação do Coronavírus -- apesar da desenvolvedora propagar o valor educacional do jogo, com reconhecimento público do Centre for Disease Control, dos Estados Unidos. Nada vai mudar para o jogo fora da China.
A China é conhecida por ter restrições nos videogames -- entre 2000 e 2015, houve uma proibição na produção, importação e venda de consoles e máquinas de fliperama; mais recentemente, no ano passado, o país proibiu legalmente que as crianças jogassem jogos depois das 22h.
Com IGN Brasil.