A retomada do público aos estádios da capital será a partir da próxima segunda-feira (20).
O anúncio foi feito após reunião entre a Prefeitura de São Luís, o presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF) e representantes de clubes de futebol.
Na ocasião foi apresentado protocolos sanitários, com base em estudos científicos, que precisam ser seguidos para garantir a segurança da população em jogos futuros.
Entre as principais medidas para que o retorno de público aos estádios da capital seja possível está a limitação de torcedores a 30% da capacidade.
Além disso, ficam mantidos protocolos como o distanciamento social, uso obrigatório de máscara de proteção e aferição de temperatura na entrada aos espaços, bem como a constante higienização das mãos com álcool a 70% - que deverá ficar em pontos estratégicos, à disposição dos torcedores e das equipes esportivas.
A volta dos torcedores aos estádios só é possível porque, de acordo com dados do boletim da Secretaria Municial de Saúde (Semus), da última quarta-feira (15), 78,12% da população adulta estava completamente imunizada, ou seja, recebeu a segunda dose ou dose única da vacina. Além disso, a taxa de ocupação de leitos clínicos estava em 4% e a de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em 32,5%.
RETORNO DE PÚBLICO AOS ESTÁDIOS
PROTOCOLOS:
- Capacidade de 30% do público total dos estádios;
- Uso obrigatório de máscara;
- Temperatura aferida na entrada dos estádios e a disponibilização de álcool a 70%;
- Distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os torcedores;
- Permitida a venda de bebida e alimentos, que deverão ser consumidos no próprio assento;
- Funcionários, mesmo os de empresa terceirizada, devem apresentar documento comprobatório de imunização plena contra a Covid-19;
- Atletas e equipes técnicas deverão apresentar teste negativo para a Covid-19 realizado até 72h antes das partidas;
- A Semus disponibilizará testes rápidos para Covid-19 aos atletas e equipes técnicas, caso haja solicitação;
- Os torcedores deverão atender à sinalização de ocupação de assentos ou arquibancadas.