Centro de Hemodiálise São Luís: 1º mês registra 84 pacientes assistidos

Centro de Hemodiálise São Luís: 1º mês registra 84 pacientes assistidos
Foto: Reprodução/TV Cidade/Record TV.

Em um mês de funcionamento, 84 pacientes renais crônicos já recebem assistência no Centro de Hemodiálise São Luís. Desde a inauguração, o serviço da Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou 1.008 sessões de diálise. Instalado na Rua Castro Alves, no Monte Castelo, o centro funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, de segunda a sábado.

Entregue à população pelo governador Flávio Dino, no dia 17 de setembro, o Centro de Hemodiálise São Luís dispõe de 40 poltronas, além de duas de reserva. O serviço, atualmente, atende os pacientes distribuídos em seis grupos nos três turnos.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, observou que o serviço apresenta resultados positivos para os pacientes renais crônicos. “Quando assumimos em 2015, eram apenas 25 cadeiras de hemodiálise no Hospital Carlos Macieira. Registramos em 2019 um aumento de 201 poltronas na rede estadual. É nessa mudança que resultam os investimentos que têm sido realizados pelo Governo”, explicou o secretário Carlos Lula.

Cerca de 50 profissionais administrativos, da equipe multiprofissional, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos nefrologistas assistem os pacientes e seus familiares no centro. “Antes, os pacientes se encontravam internados em unidades hospitalares, mas agora eles podem fazer as sessões de diálise no centro, proporcionando ganho na qualidade de vida”, disse a diretora administrativa do centro, Patrícia Ferreira.

Maria Regina dos Santos, 46 anos, natural de Morros, recebe atendimento no Centro de Hemodiálise São Luís desde o primeiro dia de funcionamento do serviço. “Por três vezes na semana eu faço o translado da minha cidade até São Luís, para fazer a diálise. Eu gostei demais do ambiente e as enfermeiras são muito educadas”, enfatizou.

No início de 2019, Franciléia Ramos Campos, 16 anos, natural de Alto Alegre do Maranhão, recebeu a avaliação médica sobre o quadro renal crônico. Por causa do diagnóstico, na ocasião, a jovem passou em atendimento no Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II) e, posteriormente regulada para o Hospital Dr. Carlos Macieira.  Agora, Franciléia recebe acompanhamento no Centro de Hemodiálise. “O ambiente é ótimo e a forma como cuidam da gente ali é com muito carinho”, diz a moradora de São Luís que completou três semanas de assistência no centro.

Sobre o Centro de Hemodiálise

O Centro de Hemodiálise São Luís conta com consultórios, sala de estabilização, sala para implante de cateter, salas para atendimentos de pacientes de hepatite e soropositivos, farmácia, sala de nutrição para pacientes e acompanhantes e sala de esterilização de materiais.

O Centro de Hemodiálise São Luís dá suporte a pacientes renais crônicos do estado, por meio da regulação pela Central Única de Regulação de Diálise do Estado. A unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Com informações do Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado