O estado do Maranhão recebe nos próximos dias 24 e 25de outubro o projeto Capacita Apae Brasil. A capacitação, que tem duração de dois dias, visa integrar os profissionais das 68 Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do estado oferecendo ferramentas para a ampliação e o aprimoramento da defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
O Maranhão será o sexto estado brasileiro a receber o treinamento. Em 2019, profissionais do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, do Pará e do Amapá já receberam a capacitação.
A ideia é proporcionar aos dirigentes e profissionais da Federação Estadual e das Apaes do Estado conhecimentos de gestão administrativo-financeira, institucional, de técnicas especializadas aplicadas nas áreas (Assistência Social, Educação e Saúde) de atendimento das entidades, interação e integração com as políticas públicas e oportunidades de convívios com os integrantes da rede Apae Brasil.
“O projeto multidisciplinar é promovido pela Federação Nacional das Apaes. Dentre os objetivos está também a garantia de possibilidades aos integrantes da rede Apae Brasil se adequarem às normas vigentes nos atendimentos das políticas públicas inerentes a atuação das Apaes, além de permitir conhecer práticas de gestão que induzam ao conceito de compliance”, explica o presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi, que participará da abertura do evento.
Programação
A apresentação da Rede Apae, o conceito de deficiência, enfoque na gestão democrática, os marcos legais e as realidades regionais são alguns dos temas introdutórios a serem abordados nas palestras de capacitação que devem contar a participação de cerca de 270 treinandos.
Serão formados grupos temáticos sobre assistência social, política educacional e política de saúde, com o objetivo de aprofundamento na Legislação Institucional, Marco Regulatório, Legislação indutora das ações e de políticas públicas, Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Norma Operacional Básica da Assistência Social, Resolução do Conselho Nacional de Saúde, dentre outros.
Sobre as Apaes
O Brasil conta atualmente com 2.216 Apaes e coirmãs filiadas que beneficiam mais de 700 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla. É o maior movimento social do Brasil e do mundo na sua área de atuação. Só no Maranhão são atendidas mais de 45 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares, nas 68Apaes do estado, localizadas em 68municípios, incluindo São Luís, Imperatriz, Viana, Balsas, Barreirinhas, Barra do Corda, entre outros.
Abaixo, os municípios com unidades da APAE no Maranhão
Com informações da assessoria APAE.