Covid 19: pela 1ª vez no ano, Brasil não apresenta alta taxa de mortalidade

Covid 19: pela 1ª vez no ano, Brasil não apresenta alta taxa de mortalidade
Foto: reprodução/ONU News.

As taxas de incidência ou de mortalidade por Covid-19 não aumentaram nos 26 estados e no Distrito Federal. Os dados são de boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que também apontou a tendência de diminuição nos índices de ocupação de leitos de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS). As informações são referentes ao período de 20 de junho a 3 de julho.


O boletim também mostra que nas duas últimas semanas foram observadas quedas no número de casos novos e no número de óbitos. “Ainda não se pode afirmar que essa tendência é sustentada, isto é, que vai ser mantida ao longo das próximas semanas, ou se estamos vivendo um período de flutuações em torno de um patamar alto de transmissão, que se estabeleceu a partir de março em todo o país”, alertam os pesquisadores da Fundação no boletim.

A baixa nos casos de contaminação e internação por causa do coronavírus é reflexo do avanço da vacinação pelo país. Nesta semana, o Brasil atingiu a marca de mais de 80 milhões de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina da Covid-19. Ou seja, mais da metade da população vacinável, com mais de 18 anos, já realizou a primeira etapa da imunização.


O Governo Federal já encomendou mais de 630 milhões de doses de vacinas Covid-19 até o fim de 2021, depois de acordos com diferentes laboratórios. Até o momento, mais de 147 milhões de doses foram distribuídas a todos os estados e o Distrito Federal de forma proporcional e igualitária. Todos os 28 grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) foram atendidos com ao menos uma dose dos imunizantes.

Fonte: Ministério da Saúde.

Compartilhe
Conteudo Relacionado