Começou, na última segunda-feira, 17 de maio, o período para pedir a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Também está aberto o prazo para justificar a ausência na edição anterior, caso o participante tenha faltado aos dois dias de aplicação do Enem 2020. Os procedimentos devem ser realizados por meio da Página do Participante, até o dia 28 de maio.
O Inep preparou um passo a passo para os interessados. Neste primeiro momento, tanto o pedido de isenção quanto a justificativa de ausência podem ser feitos sem o login único dos portais gov.br. No entanto, após dar esses passos, será necessário ter o cadastro para acompanhar a situação, entrar com possíveis recursos e, futuramente, inscrever-se no exame.
Vale destacar que a aprovação da justificativa ou da solicitação de isenção não garante a inscrição no Enem 2021. As inscrições deverão ser realizadas de acordo com prazos e procedimentos específicos a serem detalhados pelo Inep, em edital próprio, posteriormente.
Login
Quem não possui o login único para acesso aos serviços prestados pelo Governo Federal pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços. O login único faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas.
Confira o passo a passo para pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 e/ou justificar a ausência na edição anterior do exame:
1. Acesse a Página do Participante e clique no botão "Justificativa de ausência/isenção".
2. Em seguida, aponte a imagem solicitada para dar seguimento.
3. Insira seus dados pessoais (CPF e data de nascimento).
4. Clique no botão "Iniciar a justificativa de ausência/isenção".
5. Você será direcionado para uma página que detalha os critérios para solicitar a isenção da taxa de inscrição. Caso você se enquadre nos requisitos, clique em "Li e concordo" e, depois, em "Próximo".
6. Confira seus dados e clique em "Próximo".
7. Forneça o seu CEP e, em seguida, complete as informações do seu endereço. Clique em "Próximo".
8. Se você não compareceu aos dois dias de Enem 2020, deverá justificar a ausência, enviando a documentação exigida. Clique em "Próximo".
9. Informe o motivo da ausência e anexe a documentação exigida. Clique em "Próximo".
10. Detalhe a sua situação em relação ao ensino médio e, em seguida, qual tipo de escola frequentou. Clique em "Próximo".
11. Informe se obteve o certificado do ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Clique em "Próximo".
12. Informe o tipo de ensino que teve e o ano de conclusão. Clique em "Próximo".
13. Informe o seu Número de Identificação Social (NIS). Clique em "Próximo".
14. Verifique todas as informações, descendo a barra de rolagem da tela e confirme a solicitação de isenção da taxa.
15. Em seguida, responda ao Questionário Socioeconômico.
16. Após responder ao questionário e confirmar as respostas, informe os dados solicitados (telefone, celular e e-mail).
17. Envie uma foto para personalizar sua Página do Participante do Enem.
18. Por fim, confira as informações, descendo a barra de rolagem da tela, e clique em "Enviar solicitação".
Confira o edital para solicitação de isenção do Enem 2021 e justificativa de ausência no Enem 2020
Acesse a Página do Participante
Fonte: INEP.