Fies: convocação da lista de espera vai até 18 de maio

Fies: convocação da lista de espera vai até 18 de maio
Foto: divulgação/FNDE.

De 21 de março a 18 de maio é o prazo para convocação por meio da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Quem não foi pré-selecionado na chamada única pode disputar as vagas ofertadas para o primeiro semestre de 2023. Para saber se foi convocado, o candidato deve consultar periodicamente a página do Fies por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.  

Os estudantes pré-selecionados nessa etapa do Fies têm até três dias úteis após a data da convocação para complementar a inscrição na página do Fies. É importante ficar atento às atualizações das convocações que são publicadas até o dia 18 de maio. Quem não complementar a inscrição no prazo estabelecido perde a vaga, que será disponibilizada para o próximo candidato da lista de espera, conforme a ordem de classificação.  

Próximas etapas – Após a etapa de complementação da inscrição, é necessária a validação das informações declaradas no ato da inscrição. O prazo para a validação é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, realizada na página do Fies. O procedimento de validar as informações deve ser realizado diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato tenha sido pré-selecionado. Cabe à instituição de ensino informar ao estudante sobre o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida, se em formato físico ou digital.  

Após a validação pela Comissão Permanente de supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino, o estudante deverá comparecer ao banco para contratação do financiamento, observando os prazos definidos no edital do Fies. Na primeira edição do Fies de 2023, foram disponibilizadas 67.301 vagas, em 1.389 instituições privadas de ensino superior.  

Fies o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, para conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao Programa.  

Com Ministério da Educação.

Compartilhe
Conteudo Relacionado