Primeiras parcerias que irão explorar a base de Alcântara são anunciadas

Na tarde da última quarta-feira (28), a Força Aérea Brasileira anunciou as primeiras parcerias com empresas privadas que passarão a explorar a base de lançamento de Alcântara, no Maranhão. Esta é a primeira etapa na parceria público-privada para o uso das instalações da base de lançamentos.

O objetivo é tornar a base uma referência para o setor. As empresas selecionadas serão responsáveis por diferentes atuações dentro da base de lançamento. O sistema de plataforma VLS será de competência da empresa Hyperion, o lançador suborbital a entidade Orion Ast, a organização C6 Launch cuidará da área do perfilador e a decolagem do aeroporto caberá a empresa Virgin Orbit.

A expectativa é de que as primeiras operações ocorram entre o fim deste ano e início de 2022. Uma das prioridades deve ser o lançamento de nanossatélites, equipamentos pequenos, do tamanho de uma caixa de sapatos, mas que têm alta tecnologia embarcada e podem apoiar diversos tipos de monitoramento, atraindo a exploração comercial da atividade espacial. Trata-se de uma opção a lançamentos caros capitaneados por agências governamentais no passado. Por trás dos lançamentos, há uma indústria crescente de aplicativos que passam a utilizar imagens para todo tipo de atuação.

Veja mais detalhes com Mariana Alves:

Compartilhe
Conteudo Relacionado