Alargamento da Av. Jerônimo de Albuquerque prossegue em 2ª etapa

Alargamento da Av. Jerônimo de Albuquerque prossegue em 2ª etapa
Foto: divulgação/Agência Maranhão.

Anseio de muitos anos, o alargamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque vem se tornando realidade com o avanço da segunda etapa de trabalhos. A obra do Governo do Estado está sendo executada pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM), em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Trânsito e Transportes (SMTT).

No momento, a segunda etapa prossegue com a construção do muro de contenção e a execução da drenagem profunda paralela ao muro e das escadas e rampas de acessibilidade. A partir da próxima semana, a obra prosseguirá com os serviços de terraplenagem, assim como os de pavimentação e calçada que garantirão maior trafegabilidade na área e mais conforto aos pedestres. A intervenção na etapa totalizará 1.062 metros de comprimento e resultará numa ampliação de 5 metros na largura, sendo 3,5m de pista e 1,5m de passeio. 

“Isso possibilitará maior fluidez no trânsito e mais segurança para motoristas e pedestres”, garante o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

Obra integrada

A primeira etapa da intervenção na Avenida Jerônimo de Albuquerque foi concluída e, por si só, já possibilita maior fluidez no trânsito. Ela compreende a ampliação do trecho que vai do supermercado Mineirão (antigo Makro) até a entrada do condomínio Ipem-Angelim, totalizando 500 metros. Incluiu terraplanagem, pavimentação asfáltica e drenagem, construção do canteiro central, calçadas (passeio público) e meio-fio com sarjeta e talude e 10 metros de largura, sendo 6 metros de pista e 4 metros de passeio público.

A terceira etapa, por sua vez, finalizará o conjunto de intervenções com a substituição da rotatória da Cohab por um sistema de alças semelhantes às que já existem na região entre a entrada do bairro Bequimão e o Elevado da Cohama. Isso criará um eixo contínuo entre a Avenida Jerônimo de Albuquerque e a Avenida Casemiro Junior que auxiliará na fluidez do trânsito e evitará os frequentes engarrafamentos nessa região. 

“O objetivo é evitar os congestionamentos diários que, atualmente, ocorrem em toda aquela área”, esclarece Lívio Corrêa.

Fonte: Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado