Agência Executiva Metropolitana (AGEM), iniciou neste mês a revitalização da capela de São Pedro, no bairro da Madre Deus, e seus equipamentos como escadarias, canteiros e pátios. A previsão é que a obra esteja concluída no segundo semestre deste ano.
Na quarta-feira (28), o presidente da Agência, Lívio Correa, conversou com os moradores da Madre Deus, na capela, que integram a Comunidade de São Pedro para colher sugestões referentes a obra.
A lona de cobertura da capela, que está desgastada será toda substituída. As estruturas metálicas que sustentam a lona também serão trocadas, assim como os sistemas hidráulicos e elétricos.
“É mais um trabalho do governador Flávio Dino, na área central de São Luís, realizado através do Programa Nosso Centro. A intenção era que tudo fosse entregue para a população no dia 29, o dia de São Pedro. Mas o serviço demanda mais tempo para ficar perfeito como pede a comunidade”, explica Lívio Correa.
A capela
A estrutura atual da capela foi inaugurada em dezembro de 2001. Desde então nunca aconteceu nenhuma reforma, somente pequenos reparos, o que deixou o equipamento em situação precária.
Revitalização
Os engenheiros e arquitetos que coordenam o trabalho estão tendo o cuidado de projetar um serviço que tem como eixo central recuperar a estrutura da capela. Mas todo o espaço, de aproximadamente 4.500m², será revitalizado, o que inclui, também, escadarias, pátios, canteiros e calçadas.
O piso e revestimento em cerâmica da capela serão substituídos. As calçadas da área, que estão com rachaduras, serão quebradas e recompostas. Os corrimãos de ferro, os gradis e as esquadrias, tudo será restruturado. As escadas, pátios e canteiros serão recuperados e todo o complexo será pintado.
Ação comunitária
As obras na capela de São Pedro, que faz parte da Paróquia de São José e São Pantaleão, vão ajudar a manter um trabalho comunitário que acontece durante todo o ano. Em tempos comuns, sem a pandemia da Covid-19, as missas são às 7h dos domingos e às 19h de quinta-feira.
O espaço é usado, também, para reuniões comunitárias, atividades de um grupo de jovens e do Grupo de Santa Mônica, que é formado por mães que oram pelos seus filhos e filhas. São promovidas ações educativas voltadas à comunidade, entre as quais aulas de violão.
Neste período de pandemia, as atividades foram suspensas, permanecendo apenas a missa aos domingos, às 7h, obedecendo os cuidados sanitários. Com a reforma,a comunidade informou que está planejando manter a missa de domingo em um espaço cultural da Madre Deus.
Festa de São Pedro
Os festejos de São Pedro, que são realizados desde meados do século XX, integram o momento mais importante dentro do calendário religioso que acontece na área da capela. Porém não foram realizados no ano passado e nem serão, este ano, por causa da pandemia da Covid-19.
São 9 dias de celebrações, que começam no dia 20 de junho e terminam no dia 29, com as procissões terrestre e marítima. Na noite do dia 28 e madrugada do dia 29, grupos de bumba-meu-boi fazem fila em frente a capela em cumprimento a ritual que compõe o ciclo religioso seguido por esses grupos da cultura popular.
Programa Nosso Centro
O Governo do Estado, nos últimos anos, realiza ações que estão incentivando a ocupação planejada e sustentável da área central de São Luís, por meio de trabalhos como investimento em segurança, revitalização de prédios e espaços públicos que estavam abandonados e a promoção de atividades culturais.
Várias dessas iniciativas integram o Programa Nosso Centro, entre os quais a revitalização da área da capela de São Pedro.
O Programa Nosso Centro é uma ação realizada em conjunto pelas Secretarias de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), de Cultura (Secma), de Governo (Segov), de Turismo (Setur) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a AGEM. Reúne diversos programas e projetos, entre os quais Adote um Casarão, Habitar no Centro, Aluguel no Centro e Cores da Cidade. A Secma coordena as atividades.
Fonte: Governo do Estado/Agência de Notícias