Especialista alerta sobre riscos e cuidados com quedas na terceira idade

Especialista alerta sobre riscos e cuidados com quedas na terceira idade
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

Os ossos e músculos não são mais os mesmos. A postura e o caminhar não são mais tão firmes. O resultado é o aumento do risco de queda, que representa, hoje, uma das principais causas de lesões em pessoas idosas. O Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) aponta que, anualmente, 40% dos brasileiros com mais de 80 anos sofrem algum tipo de tombo. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25% dos casos de idosos que dão entrada em unidades de saúde todos os anos têm a ver com lesões e fraturas em decorrência de acidentes similares.

De acordo com a médica fisiatra e reumatologista, Wilma da Silveira, com a chegada na terceira idade o corpo começa a se enfraquecer com doenças comuns com a chegada da velhice como a diabetes, artrose, artrite, osteoporose, etc, podem ser agravantes que facilitam as quedas, já que desgastam as articulações, enfraquecem os ossos, geram desequilíbrio, afetam a movimentação do idoso.

Mais informações na reportagem de Junior Pereira, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado