MA registra 5,5 mil casos prováveis de dengue em 2019

MA registra 5,5 mil casos prováveis de dengue em 2019
Foto: Pixabay

Em 2019, o Maranhão registrou 5,5 mil casos prováveis de dengue, doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. 
No mesmo período, as autoridades de saúde estaduais computaram 749 notificações de Chikungunya e 331 de zika.  Os dados são do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

O levantamento das notificações das doenças no estado preocupa: no ano passado, os casos de dengue aumentaram mais de 100%, se comparados ao mesmo período de 2018. Já os registros de zika apresentaram, na mesma base de comparação, aumento de 125% e os de chikungunya, crescimento de 9,30%.

Diante deste aumento, o governo maranhense capacitou mais de 600 profissionais para que eles pudessem se preparar melhor para o período de chuvoso. 

A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Saúde do Maranhão, Léa Márcia Melo da Costa, explica que é preciso que, em 2020, os gestores deem continuidade nas ações de combate ao vetor; mas ressalta que o papel da população é de extrema importância para acabar de vez com o mosquito.

“Se eu cuido de mim, eu estou cuidando do meu vizinho também. Tem que haver envolvimento geral. Mas o mais importante mesmo é evitar os criadouros porque, se não existir o mosquito, nós não vamos ter a doença. O recado é que todos façam a sua parte para que a gente possa realmente combater a dengue, zika e chikungunya”.

Informações Agência Rádio

Compartilhe
Conteudo Relacionado