MA tem saldo de 3.495 admissões líquidas em fevereiro de 2022

Com o segundo resultado positivo no ano, o Maranhão apresentou saldo de 3.495 admissões líquidas em fevereiro de 2022, sendo a terceira maior geração de vagas da região Nordeste.

Esse e outros destaques estão na sinopse da Nota de Mercado de Trabalho, referente a fevereiro de 2022, que foi lançada, nesta terça-feira (29), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

“Os dados disponibilizados pelo governo federal mostram que o Maranhão tem apresentado bom resultado na geração de emprego formal. Aponta-se que quatro dos cinco grandes grupamentos apresentaram abertura de vagas. O grupamento “Serviços” (+3,2 mil vínculos) capitaneou a geração de postos de trabalho. Além disso, houve abertura de empregos nos grupamentos do “Comércio” (+518 vínculos), “Indústria” (+503 vínculos) e “Agropecuária” (+335 vínculos)”, informa o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho.

No que se refere ao acumulado dos dois primeiros meses do ano, foram geradas 4.036 vagas adicionais de emprego com carteira, superando o resultado de 3.727 contratações líquidas registradas no mesmo período em 2021. O resultado equivale à variação de 0,77% no contingente de empregados, a segunda maior alta do Nordeste. Dessa forma, o total de trabalhadores celetistas no mercado de trabalho maranhense alcançou 529.158 pessoas, uma alta de 12,8% em relação ao patamar pré-pandemia.

Em relação aos empregos gerados no território maranhense, 106 municípios apresentaram saldos positivos de empregos em fevereiro de 2022. Os maiores resultados foram apresentados pelas seguintes cidades: São Luís (+2 mil vínculos); Balsas (+324 vínculos); Imperatriz (+254 vínculos); São José de Ribamar (+199 vínculos); e Bacabal (+123 vínculos).

Fonte: Gov MA

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado