Mutirão contra Covid-19 atende povos indígenas no Maranhão

Um mutirão de atendimentos de saúde será levado aos índios da etnia Guajajara e Krikati, no Maranhão, pela Equipe de Saúde Volante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde.

A ação é um reforço aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) no Estado com o objetivo de combater à Covid-19 e outras doenças.

Os atendimentos já iniciaram na quarta-feira (4) e seguem até o dia 7 de novembro. A SESAI está enviando mais de 94 mil itens de suprimentos entre medicamentos, teste para Covid-19 e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 
A expectativa é atender cerca de 1,8 mil indígenas.

A Equipe de Saúde Volante da Saúde é composta por três enfermeiros, três técnicos de enfermagem e quatro médicos, sendo dois clínicos gerais, um pediatra e um ginecologista. O DSEI disponibilizará médicos, dentistas e outros profissionais que compõe as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) que já atuam nos Polos Base. Os atendimentos ocorrerão nos Polos Base de Barra do Corda, Grajaú e Amarante.

"Vamos contribuir com o trabalho das equipes locais, reforçar os atendimentos de saúde aos indígenas e fazer um diagnóstico da Covid-19. A equipe está vindo mais completa com pediatra e ginecologista, cuja necessidade identificamos na missão anterior, em Roraima. Também realizaremos exame preventivo da mulher e testes para outras doenças como sífilis, HIV e hepatite", explica Danielle Gomes, coordenadora da Equipe de Saúde Volante da SESAI.

O trabalho da SESAI é levar saúde básica às aldeias como diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias, desnutrição, verminoses, doenças dermatológicas, doenças crônicas como diabetes e hipertensão, entre outros. Quando há necessidade, em casos de média e alta complexidade, os pacientes são encaminhados pelo DSEI à rede hospitalar municipal e estadual.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado