Sobe para 1.103 o número de famílias desabrigadas após chuvas no MA

Chegou a 1.103 o número de famílias desabrigadas e desalojadas por conta das fortes chuvas que atingem o Estado e causaram as cheias nos rios. Os dados são do último boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Ao todo, sete municípios já decretaram situação de emergência, são eles: Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano, Formosa da Serra Negra e Imperatriz.

Em Imperatriz, o rio Tocantins apresenta leve aumento no volume, chegado à marca de 9,88 m, mais de três metros acima da cota de inundação. No município, 256 famílias estão desabrigadas ou desalojadas. Equipes do 3º BBM mantém o trabalho de retirada de famílias dos locais de risco e assistência humanitária às vítimas.

Em Mirador, o nível do Rio Itapecuru baixa lentamente, marcando 4,67 m. Já houve diminuição acentuada do acúmulo de água nas vias públicas, porém, alguns povoados ainda se encontram isolados. Equipes do Corpo de Bombeiros continuam o apoio ao município. Cestas básicas e medicamentos são distribuídos pelos militares e por agentes municipais.

Nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, o nível do rio Mearim segue em alta e encontra-se bem próximo da cota de inundação, marcando 5,93 m. Bombeiros da 13ª CIBM e agentes das prefeituras trabalham na retirada de famílias dos locais de maior risco. Algumas regiões estão isoladas, cerca de cem abrigos públicos já se encontram prontos para ocupação.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil mantém o monitoramento em todo o Estado. Além dos municípios já afetados, outras cidades estão sendo acompanhadas pelos bombeiros.

Informações CBMMA

Compartilhe
Conteudo Relacionado