Taxa zero para abertura de empresas tem início no Maranhão

Começou a valer nesta segunda-feira (5) mais uma etapa da isenção de taxas para abertura de empresas na Jucema.

A suspenção anunciada pelo governador Flávio Dino assegura até o dia 4 de junho custo zero aos empreendedores que formalizarem empresas classificadas como Limitada (LTDA), Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (Eireli), Sociedade Anônima (S/A), Empresário Individual (EI) e Sociedade Cooperativa.

A medida terá validade de 60 dias e integra o conjunto de ações do Governo do Estado no enfretamento da crise provocada pela Covid-19. Nessa segunda etapa de isenção, o governo espera estimular o número de novos negócios com uma estimativa de beneficiar cerca de 2.500 empreendimentos.

O cálculo levou em consideração a média mensal de empresas registradas na Jucema, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI) que já possui a taxa de abertura gratuita. Desse total, ainda de acordo com as projeções da Junta Comercial do Maranhão, as micro e pequenas empresas serão as mais beneficiadas, pois são as categorias que lideram a abertura de novos CNPJs no estado, correspondendo a 98% das formalizações realizadas na Junta Comercial do Maranhão.

Para o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, essa agenda é urgente e necessária para somar com o conjunto de ações adotadas na esfera estadual para minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. “Tivemos números muito positivos no ano passado durante a primeira etapa de isenção. Diante desse cenário novamente preocupante, esperamos que a isenção traga mais uma vez um saldo positivo de novos negócios, gerando mais emprego e renda ao Maranhão nesse momento tão delicado que estamos passando”, explicou o gestor.

Fonte: Jucema

Compartilhe
Conteudo Relacionado