Nos últimos anos, o Maranhão registrou aumento na busca pela alteração de nome e gênero diretamente em cartório, um direito que garante mais reconhecimento e dignidade à população trans e travesti. Desde 2018, quando o procedimento administrativo passou a ser permitido, a procura pelo serviço cresceu de forma significativa.
Dados do Portal da Transparência do Registro Civil apontam que, em 2025, foram realizadas 52 alterações de gênero no estado, número semelhante ao registrado em 2024, quando ocorreram 51 mudanças. Em comparação ao início da medida, quando apenas 15 procedimentos foram contabilizados, o crescimento acumulado chega a 246%. Em 2025, 36 pessoas alteraram o registro de masculino para feminino e 14 de feminino para masculino. Também foram realizadas duas mudanças apenas de nome, sem alteração de gênero.
Confira os detalhes na reportagem completa de Nicolly Jansen para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Assista à programação da TV Cidade ao vivo pelo nosso canal oficial no YouTube. Acompanhe as principais notícias do Maranhão em tempo real! Para conteúdo exclusivo e os bastidores da nossa equipe, siga @tvcidade.ma no Instagram.
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem? Envie agora para o WhatsApp da TV Cidade: (98) 99135-5324.