A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (13) que Bill Gates deixou o conselho administrativo da empresa.
"Tomei a decisão de deixar ambos os conselhos com os quais trabalho — Microsoft e Berkshire Hathaway — para dedicar mais tempo às prioridades filantrópicas, incluindo saúde, educação e meu crescente engajamento no combate ao aquecimento global", disse Gates no LinkedIn. "As lideranças de Berkshire e Microsoft nunca estiveram mais fortes, portanto, é a hora certa de dar este passo".
"Com respeito à Microsoft, deixar o conselho não significa deixar a empresa", afirmou. "A Microsoft sempre será uma parte importante da minha vida profissional e vou continuar engajado com Satya e a liderança técnica para ajudar no desenvolvimento da visão da empresa e para que alcancemos ambiciosos objetivos. Me sinto mais otimista do que em qualquer outro momento quanto ao progresso da empresa e como o mundo continua se beneficiando dela".
Gates co-fundou a Microsoft em 1975 com Paul Allen, que morreu em 2018. Ele foi CEO até 2000, quando Steve Ballmer assumiu esta função. O atual líder da empresa, Satya Nadella, assumiu em 2014.
Embora tenha deixado o conselho administrativo, Gates ainda possui 1,36% das ações da empresa. A empresa abriu capital em 1986 e, hoje em dia, está avaliada em mais de 1 trilhão de dólares.
Com IGN Brasil.