Os terminais do Cujupe, em Alcântara, e da Ponta da Espera, em São Luís, receberão uma ampla reforma, que inclui diversas melhorias infraestruturais. As obras são do Governo do Estado, anunciadas nesta segunda-feira (17), durante visita do governador Carlos Brandão aos locais. O governador Carlos Brandão assinou as ordens de serviço autorizando o início das obras nos dos terminais de transporte aquaviário.
Brandão enumerou os ganhos para o transporte e a geração de trabalho no Maranhão, com a obra nos terminais de ferry boat:
“Estamos falando em uma melhoria que vai impactar na vida de cerca de dois milhões de pessoas que anualmente utilizam estes terminais, além da geração de empregos diretos e indiretos, ultrapassando os 500. E os trabalhadores que estarão nesta obra serão do Cujupe em Alcântara, gerando assim os empregos para a região. Portanto, é uma obra extremamente importante para o Maranhão e, especialmente, para a Baixada”, pontuou o governador.
As obras serão realizadas sem interrupção das operações, com serviços simultâneos nos dois terminais, informou o governador Carlos Brandão. O objetivo é, mesmo em obras, garantir o cronograma das viagens e impedir que haja alteração dos horários.
Para as melhorias, serão investidos R$ 68 milhões da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). Os serviços contemplam a duplicação das rampas Norte e Sul e recuperação dos taludes (estrutura de terreno inclinada, em forma de rampa, que tem função garantir estabilidade da área) no terminal do Cujupe; e duplicação das passarelas e rampas no terminal da Ponta da Espera. A previsão que dentro de um ano os serviços sejam concluídos.