A Secretaria de Estado da Fazenda realiza, pela primeira vez no país, operação fiscal fazendo uso de imagens de satélite de alta resolução, associado à inteligência artificial, por meio do Sistema de Fiscalização e Monitoramento do Agronegócio (SIFMA).
Para a operação fiscal, pioneira no Brasil, o SIFMA fez uso de um sistema de gerenciamento de banco de dados geográficos, séries temporais de imagens de satélite e inteligência artificial possibilitando rastrear a produção agrícola e identificar a origem dos grãos, resultando em valores omitidos que ultrapassaram R$ 45 milhões, gerando um ICMS devido de aproximadamente de R$ 8 milhões aos cofres públicos.
Segundo o secretário de Fazenda, Marcellus Ribeiro, “a implementação do SIFMA é um importante marco no avanço da gestão fiscal no setor agrícola e reflete o comprometimento do estado com o uso inteligente da tecnologia para promover o desenvolvimento econômico”.
Além de fiscalizar e monitorar o setor agrícola, o SIFMA vai permitir ainda aos produtores a possibilidade de gerenciar as suas propriedades rurais cadastradas na plataforma.
Mais informações na reportagem de Marcos Martins, para a TV Cidade/RecordTV.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record TV.