Programa oferece vagas de estágio e emprego para jovens maranhenses

Programa oferece vagas de estágio e emprego para jovens maranhenses
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) e Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), realizou nesta terça-feira (23) um encontro com gestores municipais para apresentação do Programa Trabalho Jovem em 2024. Prefeitos, secretários municipais, coordenadores de juventude dos municípios, agentes de integração e empresários participaram do encontro, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque em São Luís.

Na ocasião, todo o processo de execução do programa foi explicado ao público. O intuito do evento foi informar os gestores para que eles mobilizem e estimulem os jovens das suas cidades a se inscreverem no programa, e os empresários para que vinculem suas empresas à ação. Assim, o Governo do Estado espera alcançar a meta, que é ampliar o número de cidades contempladas com vagas de estágio e, futuramente, ter as 217 cidades maranhenses participando do programa.

Estão previstas 3 mil vagas de estágio e emprego para o programa em 2024. Destas, mil vagas são de estágio em órgãos públicos estaduais e 2 mil são de emprego em empresas privadas, no regime CLT.

Mais informações na reportagem de Darcy Bezerra, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Criado por meio da Lei nº 11.384/2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 36.486/2021, o Programa Trabalho Jovem é uma iniciativa voltada para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses. O programa também estimula a inserção no mercado de trabalho, e teve a sua continuidade garantida pela Lei nº 11.867/2022, gerando mais oportunidades aos jovens maranhenses.

Em adesão à visão municipalista do Governo do Maranhão, em 2023, o programa teve a sua maior cobertura, alcançando o número de 58 municípios contemplados com estagiários advindos do Trabalho Jovem. Foram 2.500 jovens que abraçaram a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho por meio do programa. Eles receberam mensalmente uma bolsa no valor de R$ 600,00.

Após o encerramento do estágio, 91 jovens permaneceram como estagiários em empresas credenciadas no Trabalho Jovem, e 31 foram contratados conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas.

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado