O Projeto Ferramentas e Caminhos visa a formação profissional de 150 mulheres para atuação no mercado de trabalho no ramo da beleza. O projeto começou em janeiro deste ano e já formou 110 mulheres de regiões como Anjo da Guarda, Vila Embratel, Cidade Olímpica, Cidade Operária e outros bairros.
Nesta etapa o Projeto atende 40 mulheres, sendo 8 mulheres trans, mulheres da zona rural de São Luís e mulheres da região metropolitana atendidas pelo serviço de média e alta complexidade da assistência social do município de São Luís.
Nesta turma, especificamente, o público trans foi incluído em função da diversidade de gênero, aumento da violência, a exclusão do mercado de trabalho formal.
Mais informações na reportagem de Vanessa Fonseca, da TV Cidade/Record TV.
Assista abaixo:
O PROJETO
O Ferramentas e Caminhos atua na linha de geração de renda; para isso, além de formação profissional, disponibiliza às alunas um kit empreendedor para que possam iniciar o atendimento às clientes e promove oficinas de orientação sobre gestão e empreendedorismo.
Dados da Associação Nacional das Transgêneros apontam que no Brasil, a cada dia do ano passado, 11 pessoas transgênero sofreram agressões e o Maranhão ficou em décimo lugar no ranking de assassinato de transgêneros.
Os níveis de ocupação da população brasileira durante a pandemia reduziram para o mais baixo, chegando a 49,7% de ocupação da população em idade de trabalhar, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Covid (PNAD Covid-19), o que significa que menos da metade dessa população possui um emprego formal ou informal.